top of page

Como surge o 
Instituto Céu Azul?

WhatsApp Image 2025-07-06 at 15.09.41 (1).jpeg

O Instituto Céu Azul nasceu em 2024 como resultado de uma trajetória de mais de duas décadas de dedicação voluntária e profissional à transformação social pela educadora e gestora humanitária Ana Lúcia Amstalden.

 

Ana Lúcia atuou em projetos no Brasil e em países da África, como Moçambique e Zimbábue, liderando iniciativas que impactaram positivamente comunidades vulneráveis.

 

Essa experiência revelou um desafio recorrente: a dificuldade das organizações sociais em manter suas ações com estrutura, estratégia e sustentabilidade.

Movida por essa vivência, Ana Lúcia decidiu transformar sua missão individual em um movimento coletivo. Aproximando-se continuamente de Entidades do Terceirto Setor e mobilizando ações e campanhas de apoio às causas sociais em Piracicaba, coordenando por 3 anos consecutivos as iniciativas do Dia de Doar. 

Assim, depois de uma longa trajetoria Ana decide reunir outros especialistas e agentes de impacto para amplificar o alcance e natureza das acoes de apoio ao terceiro setor. Em 2024 surge o Instituto Céu Azul, com o propósito de estruturar e ampliar o legado construído, criando uma plataforma de apoio técnico, estratégico e contínuo para organizações da sociedade civil (OSCs) da Região Metropolitana de Piracicaba e de outros territórios. O objetivo é fortalecer essas instituições, em rede, aumentando sua capacidade de gestão, captação de recursos e impacto social.

À frente do Instituto como Presidente, Ana Lúcia lidera uma equipe Diretoria multidisciplinar composta por Denise Dedini, Deise Duarte, Marco Perez, Pedro Chamochumbi, Roberto Braga e Camla Berti, profissionais  especialistas em ESG, inovação social, sustentabilidade, design estratégico e políticas públicas, comunicação e gestão do terceiro setor. Essa diversidade de competências garante uma atuação alinhada às demandas contemporâneas do ecossistema de impacto, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis para fortalecer as OSCs e seus projetos.

Sobre Ana Lúcia Amstalden:

  • Educadora, ativista e gestora humanitária com mais de 20 anos de experiência.

  • Atuou no desenvolvimento e implementação de projetos transformadores no Brasil e na África.

  • Exerceu funções de liderança no Rotary Internacional, como Diretora Distrital de Serviços Humanitários (2020-2023) e Presidente do Rotary Club de Saltinho (2021-2022).

  • Formada em Pedagogia, com pós-graduação em Educação Especial e Humanização no Ambiente Hospitalar.

  • Idealizadora do Instituto Céu Azul e coordenadora da Campanha Dia de Doar em Piracicaba por quatro anos consecutivos, articulando sociedade civil, empresas e poder público.

O Instituto Céu Azul é, portanto, a consolidação de um propósito maior: transformar a experiência acumulada em um movimento organizado, estratégico e inovador, capaz de potencializar o impacto social e fortalecer redes de solidariedade em diferentes territórios.

bottom of page